quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A sociedade , nós que realmente somos deficientes ! Nos faltam muito , muito !

Hoje assistindo a um noticiário na TV , em um breve cobertura dos jogos paraolímpicos me veio uma reflexão que me trouxe um tipo de vergonha , e mais um exemplo de desigualdade e preconceito. Os atletas com deficiência física "pelo menos os brasileiros" já conquistaram bastante medalhas em um período de tempo inferior aos que os atletas "normais" (sem deficiência) conseguiram e são as mesmas modalidades mas acredito que a estrutura é um pouco diferente das olímpiadas normais . Aliás , não sinto-me a vontade usando a palavra NORMAL parece que estou me referindo aos deficientes como seres ANORMAIS , e não é isso como diz a frase do comercial de TV " SER DIFERENTE É NORMAL" o que nos faz pensar o contrário é o preconceito*. Mas como a própria sociedade impõe essas barreiras , acabo tendo que se expressar da mesma forma. São pessoas que são automaticamente excluídas da sociedade , e vemos isso no nosso dia-a-dia , porque a cobertura dos jogos paraolímpicos não tem toda aquela cerimônia de abertura e porque não é exibida na integra como os jogos olímpicos ? Só sei por auto mas não com um espaço unicamente para aquilo , e nos coletivos que muitos ainda não são especiais compactados para deficientes , lugares com escadarias que não possuem rampas de acesso para deficientes físicos , e definitivamente nossa cidade , estado , país não se adaptou , mesmo sendo uma minoria estes que são seres humanos como a gente , até um cachorro tem mais regalias do que os próprios ! "nada contra os animais , pois a sociedade tem a obrigação de acolher BEM todas as formas de vida que habitam nosso espaço seja ser humano, animais , plantas , uma árvore etc.... e o que é pior que eu mesma descobri involuntáriamente no meu subconsciente que em determinado momento pensei como alguém preconceituoso. Esses dias estava assistindo um programa que descobrem novos talentos , querem encontrar o novo ÍDOLO do Brasil , esses programas fazem toda uma seleção , e no final nunca fazem sucesso mas enfim não estou aqui pra julgar e sim discriminar o fato que me decepcionei comigo, foi que em uma das seleções um homem que sofre de cegueira desde nascido participou , quando ele chegou eu pensei o que ele veio fazer aí ? assim como penso de muitas outras pessoas , é um pré-julgamento que não ocorreu particularmente , mas quando ele cantou pude ver que ele CANTA MESMO , e muito bem os jurados passaram ele , e espontaneamente surgiu a minha cabeça , ELE ? mesmo tendo talento, e os jurados não o passou pela sua limitação e sim pelo seu talento , pelo seu sonho. Mas logo em seguida me senti muito mal , como pode passar pela minha cabeça esse tipo de preconceito ? Mas isso é um pré-conceito que formamos até pelas circunstancias que vivem essas pessoas , um certo tipo de "pena" mas gente , essas pessoas são verdadeiros exemplos de superação , vencedores , mesmo com alguma limitação são capazes de conviver com isso , igualmente a quem não tem limitação0 nenhuma !! Não sei o que seria de mim se não enxergasse porém , ele estuda , canta , toca um instrumento , entra na internet , caminha , e está de bem com a vida e talvez valorize ela mais do que valorizo a minha . Isso me faz pensar sobre o que julgo ser uma barreira em minha vida , se com eles mesmo podendo existir , não existe barreira nenhuma , nossa prisão somos nós quem escolhemos !

Um comentário:

Ana disse...

Linda postagem, você disse coisas que eu mesma já havia questionado, porém conseguiu reproduzi-las muito bem.
Por que os jogos para-olímpicos não possuem cobertura completa?
Nem em canais de esportes eles são valorizados à altura.
Nada é transmitido, é como se eles não fizessem diferença.
Também acho que as olimpíadas só podiam ter encerramento quando TODAS as competições acabassem, incluindo os jogos com deficientes.
É uma exclusão descarada. Lamentável.
x/o